Secadores de cabelos: aliados ou inimigos?

Os secadores de cabelos são itens indispensáveis àquelas mulheres que não abrem mão de andarem com os cabelos sempre arrumados.

Porém, os benefícios que ele traz podem ser superados pelos danos que o uso frequente desse aparelho pode causar aos fios se não forem utilizados da maneira correta, ou pela não utilização de produtos protetores.

Porque ter um secador sempre disponível

secador de cabelo HAIR BEAUTY CONAIR 2O secador de cabelo, como o nome já sugere, tem a função de adiantar o processo de secagem do cabelo, além de auxiliar em penteados, moldando seus cabelos da forma que desejar.

Ao terminar uma lavagem e deixar os fios secarem naturalmente, as pessoas correm o risco de acabarem com todo o cuidado tido na utilização de produtos durante o banho, pois os ventos, altas temperaturas ou próprio clima (ora quente, ora frio) podem fazer com que os fios não fiquem muito uniformes, no caso dos cabelos lisos, ou definidos, no caso dos cacheados.

Benefícios x malefícios

Além da modelagem dos fios e do adiantamento do processo de secagem, algumas dicas podem fazer com que o uso de secadores beneficiem os cabelos.

• Escolher o secador certo

Escolher um secador ideal para sua necessidade será ideal pra definir se ele mais ajudará ou danificará seus fios.

Existem aparelhos para cada necessidade. Os profissionais são mais completos e possuem mais funcionalidades que auxiliam os fios, como por exemplo, material de cerâmica, íons, infravermelho, multitemperatura, multivelocidades, potência elevada etc.; já os de uso doméstico, ou semi profissionais, só possuem algumas dessas funções, mas se forem utilizados da maneira correta, é possível que não causem danos excessivos. Uma dica importante é manter a distância ideal do secador aos fios, que deve ser de 15 cm a um palmo.

Com a evolução da tecnologia, alguns secadores vêm acompanhados de alguns acessórios que são ideais para quem procura aperfeiçoar resultados. O redirecionador de ar e o difusor (para cabelos cacheados) são alguns exemplos desses acessórios.

• Usar produtos que auxiliam a secagem sem danificar os fios

Além das funções existentes nos próprios aparelhos, é possível aliar a eles o uso de produtos de beleza que previnem ou minimizem os danos causados pelo uso excessivo dos secadores, principalmente aquelas pessoas que os usam constantemente. Os leave-in com protetores térmicos podem prevenir esses danos.

• Ter um aparelho leve

Quanto mais leve o aparelho, melhor.

Os profissionais da área priorizam os secadores de até meio quilo, pois, passar horas puxando fios com uma mão, e escova na outra, é bastante desgastante.

Se para os profissionais o processo já é difícil, imagine para quem faz esse serviço em casa com menos técnica?

O peso varia de acordo com o tamanho e com o tipo de material que compõe o secador.

Alguns secadores muito pequenos são menos potentes e podem fazer com que o tempo que levará para finalizar a secagem não compense a leveza. No entanto, podem ser escolhidos para serem levados em viagens, visto terem a praticidade de não ocuparem muito espaço.

Já os profissionais, medianos ou grandes, mais caros, porém melhores, têm maiores funções.

Para quem faz a secagem dos cabelos constantemente, é uma boa pedida.

• Pontos negativos

Todo mundo sabe que os secadores de cabelo danificam os fios ao serem submetidos às altas temperaturas.

Os cabelos aguentam uma temperatura de até 140 graus sem sofrer muitos danos, no entanto, costumamos observar secadores mais potentes que diminuem o tempo do processo, aumentando a temperatura, que chega até a 200 graus.

É possível diminuir os danos, ou mesmo evitá-los, aliando-se, ao uso do secador, a utilização de produtos que têm a função de proteger os fios quando submetidos às altas temperaturas, como os leave-in. Uma dica importante é tentar diminuir o uso dos secadores. E quando se usar, não abrir mão dos produtos mencionados.

Os melhores secadores são os profissionais, no entanto, ir ao salão de beleza todas as vezes que precisar secar os cabelos não é muito barato. Apesar do custo elevado, ter um secador de cabelo profissional é ideal para quem o usa continuamente, pois além de facilitar o trabalho, esses secadores modernos têm a função de hidratar os fios.

Daiane Cardoso

| Author

Oizinho, meninas e meninos. Atuo com beleza, saúde e bem estar há mais de 10 anos. Estou feliz por dividir conhecimento com vocês e auxiliar a eliminar as dúvidas que possam ter. A ideia do site é dar informações importantes para encontrar produtos e tratamentos que se adeque ao teu estilo de vida. Beijinhos.

Newsletter

Sobre Nós

Somos um site de conteúdo feminino de diversos temas variados. Nosso Objetivo é oferecer o melhor conteúdo e impactar positivamente a vida de nossas leitoras.

Saiba Mais