Conheça os tipos e qual o melhor modelador de cabelo

As inovações tecnológicas no ramo da beleza e dos cuidados com o cabelo nos oferecem hoje uma gama imensa de possibilidades de modelagem rápida, em poucos minutos, que garantem resultados mais precisos e duradouros, que antes só se conseguia em um salão de beleza com um profissional. Especialmente, refiro-me às escovas modeladoras, dos diversos tipos, que proporcionaram a minha vida uma grande economia de tempo e dinheiro, deixando-me bonita, bem cuidada, segura com a minha aparência e, ao mesmo tempo, com recursos para aproveitar melhor os meus momentos.

Por isso, apresento abaixo uma descrição dos principais tipos de escovas modeladoras, ideais para serem usadas em qualquer tipo de cabelos, proporcionando resultados distintos com rapidez e praticidade:

Modeladores de cachos babyliss

Os modeladores de cachos babyliss são aparelhos que modelam os fios em cachos mais definidos, em formato de “mola”. Esses cachos podem ser mais ou menos marcados e aparecerem em diversos diâmetros, indo de 12 mm até mesmo cachos largos, mais parecidos com ondas de 55mm.

São aparelhos muito fáceis de usar, que modelam cada mecha em 15 a 20 segundos, podendo modelar todo o cabelo em cerca de 5 a 10 minutos a depender do aparelho e do tipo de modelagem. É um dos modeladores de cabelos mais procurados por mulheres de todos os estilos e profissionais, conseguindo modelar até mesmo os cabelos extremamente rebeldes ou muito lisos.

Os modeladores de cachos babyliss podem ser manuais ou automáticos. Os manuais são aqueles que tradicionalmente conhecemos, formado por um aparelho contendo um tubo de rolamento, normalmente revestido por cerâmica, que se aquece a determinada temperatura, onde você enrolará a mecha e aguardará por alguns segundos. Seu manuseio é muito fácil, exigindo apenas certo domínio motor que pode ser adquirido com a prática.

Para as mulheres que, como eu, tem um pouco de dificuldades de manusear os cabelos, existem também os modeladores de cachos babyliss automáticos, que possuem uma câmara de rolamento automática, que “suga” a mecha pela ponta e a enrola automaticamente em uma direção, tempo e temperatura pré-determinados. O próprio aparelho faz todo o trabalho de modelagem, tornando o resultado final muito mais rápido, fácil, uniforme e definido. Esses aparelhos costumam ser mais caros que os modeladores babyliss convencionais, porém, seu valor de investimento compensa – e muito – a facilidade e eficiência dos cachos, que ficam simplesmente perfeitos!

Independentemente do tipo de aparelho, para realizar uma modelagem mais definida e duradoura, recomenda-se fazê-la em mechas mais finas, deixando um maior tempo de modelagem. Já para as mulheres que querem dar apenas um efeito onda ou cachos mais naturais, utilizar mechas mais espessas dá melhores efeitos. Esses aparelhos são indicados para todos os tipos de cabelos, inclusive os quimicamente tratados, porém, se seu cabelo for muito sensível, antes de expô-lo à temperatura máxima, recomenda-se usar um protetor térmico para garantir uma maior segurança.

Escova Rotativa

A escova rotativa é uma escova motorizada que tem como principal função manter os cabelos lisos e com as pontas bem modeladas. São excelentes para se fazer uma finalização das pontas, dando mais naturalidade e uniformidade ao cabelo com um toque de leveza. Geralmente as escovas rotativas possuem dupla rotação, que favorece ainda mais o acabamento do penteado podendo modelar as pontas para dentro ou para fora. Elas também podem vir em diferentes diâmetros, permitindo uma modelagem mais aberta ou fechada. Ao rodar, as cerdas da escova rotativa também produzem calor aos fios do cabelo, tornando-os mais maleáveis e uniformes, além de causarem um excelente efeito anti frizz.

Com essas escovas também é possível deixar as pontas mais retas, porém com um maior movimento. Nesse caso, o truque é só modelá-las para uma direção e depois para a outra. Assim elas ficarão em um “meio termo”, que se traduz em um penteado liso, porém com movimento, brilho e um aspecto geral mais natural. Nada de correr o risco de ficar com as pontas “armadas”!

Muitas mulheres encontram algumas dificuldades para usar a escova rotativa e acabam embolando o cabelo. O seu uso não é difícil, mas exige um pouco de prática de manuseio e corrdenaão motora, se aprimorando com o tempo. Algumas marcas, como A Conair, possuem um revestimento especial que melhora o deslizamento dos fios na escova rotativa modeladora, sendo muito mais fáceis de usar. Para ter um melhor desempenho no início, um bom macete é usar a escova com os cabelos úmidos, que ficam mais difíceis de embolar e, com a prática, poderá usar nos cabelos secos com muita rapidez e excelentes resultados.

Além de modelar as pontas e reduzir o frizz, as escovas rotativas são excelentes aparelhos para arrumar cabelos rebeldes e diminuir o volume dos fios.

Escova Alisadora

A escova alisadora, anatomicamente, é bastante semelhante à escova comum, porém, é elétrica e suas cerdas se aquecem. A medida em que penteia, a escova alisadora emite calor aos fios, modelando-os na direção do penteado. Basicamente é uma escova comum que se liga antes de pentear. Para usar, basta pentear os cabelos. Eu costumo separar mechas mais grossas e penteá-las uma a uma e, ao final, o cabelo todo solto. Esse cuidado deixa os resultados finais muito melhores e mais duradouros.

O grande segredo da escova alisadora é que, ao aquecer, acaba por deixar os fios muito mais maleáveis e brilhantes e por essa razão essas escovas são excelentes para reduzir volume, frizz e tirar marcas de cabelo preso. Além do mais, seu revestimento em cerâmica e suas cerdas anti-ondulação ajudam a concentrar o calor nas mechas e dar uma finalização muito melhor sem danificar os fios.

Outra característica das escovas alisadoras é que elas podem ser utilizadas em cabelos sensíveis e quimicamente tratados, sem prejudicar os fios, a cor ou o tratamento. Os resultados podem ser vistos quase que instantaneamente, em segundos. Um penteado com uma escova alisadora dura em torno de 5 minutos, no máximo, sendo excelente para pequenos retoques e até mesmo para levar na bolsa ao trabalho ou a uma viagem. Outra recomendação dessas escovas é para tirar marcas do cabelo, como as que ficam logo após uma noite de sono, ou marcas de prendedores.

É importante ressaltar que as escovas alisadoras não substituem uma escova tradicional de salão de beleza, sendo elas apenas um produto de retoques ou pequenas modelações. Pessoas que tem o cabelo mais cacheado ou rebelde devem optar por escovas que tenham um maior aquecimento e concentração de calor, ou correm o risco de ficar com um efeito inchado em seu cabelo. É uma excelente escova para se usar no dia-a-dia!

Como potencializar os efeitos das escovas modeladoras?

Como são aparelhos que emitem calor, todas essas escovas acabam por abrir as cutículas dos fios, deixando-os expostos a uma série de interferências. Esse efeito pode ser usado ao nosso favor, aumentando ainda mais a durabilidade de seus resultados e a nutrição dos cabelos. Para isso, uma dica que sempre costumo dar às minhas amigas é a de sempre usar essas escovas após fazer uma hidratação ou outro tipo de tratamento em seus cabelos, pois, ao abrir as cutículas dos fios, juntamente com o movimento de modelagem, essas escovas aumentam o potencial destes de absorver os nutrientes dos produtos de tratamento e da própria umidade natural dos fios, deixando-os ainda mais hidratados, brilhosos, sedosos e com um efeito modelador mais duradouro.

A hidratação é importantíssima para qualquer tipo de cabelo, independentemente de se utilizar ou não uma escova modeladora. O ideal é hidratar os fios uma vez por semana ou a cada 15 dias, a depender da necessidade, para reparar as agressões diárias sofridas pelos cabelos e repor os nutrientes perdidos. Por isso, para ter um cabelo realmente bonito, antes de tudo, cuide dos seus fios, mantendo-os saudáveis sempre!

As mulheres que tem cabelos mais sensíveis ou quimicamente tratados, principalmente na utilização dos babyliss, recomenda-se que se use um protetor térmico para aumentar a proteção contra danos, afinal, o que a gente quer é melhorar o cabelo, não é? Quando vou a um local com muita umidade ou quando quero que meus cachos durem por muito mais tempo, costumo aplicar um pouco de mousse ou pasta modeladora nos cabelos antes de modelá-los, pois esses produtos segurarão o penteado por mais tempo. Porém, essas escovas, por si só não necessitam de nenhum outro acessório, esses cuidados são apenas “extras”, que recomendo em ocasiões especiais!

Agora que você já conhece melhor um pouco sobre cada tipo de escova modeladora, experimente alguma para que, como eu, você possa aproveitar muito mais os seus momentos no dia-a-dia com segurança, autoconfiança e beleza constantes! Conheça as diversas marcas, especificações, busque por testes e análises de produtos. Escolha a escova que melhor se adapta às suas necessidades e prepare-se para arrasar na vida!

Gostou desse artigo? Acompanhe todas as nossas publicações e novidades do mundo da beleza! Curta nossa página no Facebook, Twitter, Google + e compartilhe também nossas postagens com os seus amigos! Não se esqueça de compartilhar conosco sua experiência com as escovas rotativas, fazer recomendações e tirar dúvidas que rapidamente responderei!

Login to post comments

Sobre Nós

Somos um site de conteúdo feminino de diversos temas variados. Nosso Objetivo é oferecer o melhor conteúdo e impactar positivamente a vida de nossas leitoras.

facebook googleplus pinterest twitter stumble LinkedIn Flickr
Saiba Mais